Curso

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura

COLBI
por Portal INBIO
Publicado: 02/07/2019 - 08:55
Última modificação: 29/08/2019 - 14:32
Sobre o curso: 

O Curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia teve seu início em 1970, como Curso de Ciências - Licenciatura Curta, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Possuía regime anual noturno, com duração de três anos, formando o professor de Ciências e Matemática. Em 1973, foi criada a Habilitação Biologia. Esta Licenciatura vigorou até 1987, quando o Curso foi reestruturado, passando a ser denominado Ciências Biológicas - Licenciatura Plena. O reconhecimento deste Curso foi feito em 12/04/1976 pelo Decreto nº 77.427. Neste mesmo ano, o Curso passou a funcionar no Campus Umuarama, onde até hoje mantém sua sede.

Desde a criação até os dias atuais são muitos os reconhecimentos acadêmicos e sociais quanto a qualidade e compromisso dos egressos.

Em 1980, foi criada a Habilitação para o magistério em Biologia, para os alunos que, após concluírem a Licenciatura Curta - estrutura comum para a formação de professores de química e matemática, optavam pela área da Biologia. Em 1987, foi extinta a Licenciatura Curta, implantado o Curso de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena, que habilita para o magistério das séries iniciais o professor de Ciências e, para o ensino médio, o professor de Biologia.

O grau Bacharelado foi implantado na reforma curricular de 1992 e o discente passou a ter oportunidade de se formar em dois graus: Bacharelado e Licenciatura. Também nesta reforma foi instituída a defesa obrigatória de monografia para conclusão de curso.

O Plano de Expansão da UFU para o período 2008-2012, com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) possibilitou o ingresso a primeira turma do Curso de Licenciatura Noturno (25 vagas) no primeiro semestre de 2009.

Em 2013, os graus Licenciatura e Bacharelado foram oferecidos com vagas separadas para ingresso inicial. A partir de então, a cada semestre, são oferecidas quarenta e cinco vagas na Licenciatura (Turno Integral = 20; Turno Noturno = 25) e vinte vagas no Bacharelado (Turno Integral = 20).

O ingresso independente não eliminou o tratamento integrado dispensado às graduações para a formação do biólogo. A formação do Bacharel e do Licenciado concretizadas na arquitetura curricular desenvolvida possibilita, respeitadas as restrições, a obtenção dos dois graus.

Em 2015, a publicação da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CP nº 02/2015) reforçou, no seu artigo onze, que a formação inicial requer projeto com identidade própria de curso de licenciatura articulado ao bacharelado. A diretiva de articulação da Resolução CNE/CP nº 02/2015 somou forças à política formativa tradicionalmente empreendida pelo curso de Ciências Biológicas: a formação do biólogo articulando as graduações Bacharelado e Licenciatura.

O projeto de aperfeiçoamento da proposta formativa do biólogo expressa no curso de Ciências Biológicas que o Instituto de Biologia tem ofertado à comunidade nestes quase cinquenta anos é fruto de simultâneas ações que culminaram no projeto coletivo ora ofertado. É importante ressaltar que este trabalho de aperfeiçoamento envolve professores das diversas áreas do conhecimento, além contar com a participação do corpo técnico administrativo e dos discentes. A ênfase na pesquisa é defendida para a formação do Biólogo sendo ela, marca indelével desta casa.

Perfil profissional: 

O curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) forma profissionais com o título de Licenciado em Ciências Biológicas, com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo do biólogo, como professor de Ciências e Biologia, promovendo o desenvolvimento das ciências naturais, da conservação biológica e da biotecnologia.

A ênfase na pesquisa, na extensão e no ensino permeiam a formação inicial do professor. As discussões acerca da docência já figuram desde os primeiros períodos. O profissional formado pelo curso é detentor de fundamentação teórica e prática básica, de perfil transformador da realidade em benefício da sociedade, que pauta suas ações pelos referenciais éticos e legais da atividade profissional e atua contribuindo com a qualidade do ensino de Ciências e de Biologia.

O biólogo formado em Licenciatura em Ciências Biológicas possui uma área de atuação diversificada que inclui as atividades de pesquisa em todas as áreas das Ciências Biológicas, além da docência na Educação Básica - nas séries iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio - atividade esta restrita ao licenciado, e ainda na docência no Ensino Superior. Exerce, também, atividades correlatas à docência para o Ensino Formal e Não Formal. Pode ainda atuar na extensão, desenvolvimento, demonstração, treinamento e condução de equipe educacional; no provimento de cargos e funções de ensino, além de prestar assistência, assessoria e consultoria no campo educacional.

Perfil do ingressante: 

As Ciências Biológicas consistem nas ciências que classificam e estudam todas as formas de vida, envolvendo plantas, animais e outros organismos vivos. O biólogo - profissional formado no curso de Ciências Biológicas - investiga a origem, a evolução, a estrutura, as funções e os processos de reprodução dos seres vivos e as relações entre eles e o meio ambiente. Pesquisa também os seres nos seus vários níveis de organização, desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas.  Os conhecimentos e as descobertas dessas pesquisas podem ser aplicados, por exemplo, na cura de doenças, na preservação do meio ambiente, no desenvolvimento da agricultura e da pecuária, na indústria e em vários outros setores da sociedade. Da pesquisa com células tronco ao trabalho ambiental ou ao magistério, o biólogo busca a melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta.

O curso de Ciências Biológicas da UFU, que está entre os dez melhores do país, oferece duas possibilidades de graduação: a Licenciatura e o Bacharelado.

A Licenciatura prepara o profissional para ser professor de Ciências e de Biologia no Ensino Fundamental, Médio e Superior como também para atuar em pesquisas e projetos nas diferentes áreas da biologia. Já o Bacharelado prepara o profissional para atuar em pesquisas, projetos, análises, emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia e produção.

Em ambas as graduações, para ser um bom profissional, o estudante deve ser observador, ter senso crítico e capacidade para o ensino e a pesquisa, entre outras características.

Habilitação: 
Licenciatura
Regime acadêmico: 
Semestral
Turno de oferta: 
Noturno, Integral
Duração: 
Os componentes curriculares do Curso estão organizados em Núcleos e Eixos indissociáveis, totalizando 3335 horas, com duração de quatro anos, divididos em 8 (oito) semestres no Turno Integral, e com duração de cinco anos, divididos em 10 (dez) semestres.
Prazo mínimo: 
Integral - 04 anos (08 semestres); Noturno - 05 anos (10 semestres)
Prazo máximo: 
Integral - 06 anos (12 semestres); Noturno - 07 anos (14 semestres)
Número de vagas oferecidas: 
Integral - 20; Noturno - 25
Horário de atendimento: 
08:00 às 16:00; 17:00 às 21:00
+55 34 3225-8638
Secretaria
Leandro Duarte Fraga
Stephania Olímpio Marçal
Gilvane Gonçalves Correa
Endereço: 
Av Pará - 1720 - Caixa postal 593 - Bairro Umuarama
Uberlândia - MG - CEP 38400-902