TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Publicado: 27/05/2019 - 08:42
Última modificação: 21/12/2023 - 16:25
Público-alvo:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é definido como um trabalho acadêmico de natureza teórico-empírica, que trata de tema específico, não necessariamente novo e inédito, mas revelador de leitura, reflexão e análise crítica sobre assunto relacionado à área de estudo do Curso de graduação em Ciências Biológicas cujo aprofundamento é essencial para o exercício profissional. Constitui-se em uma atividade científica, de sistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo. Será desenvolvido mediante orientação e avaliação docente, cuja exigência é um requisito obrigatório para integralização curricular do aluno do Curso de graduação em Ciências Biológicas. (Texto retirado do Projeto Pedagógico do currículo 2018-2)

MATRÍCULA

Para se matricular no Trabalho de Conclusão de  Curso I é necessário enviar o "Formulário de Orientação", devidamente assinado, para o e-mail graduacao@inbio.ufu.br até o último dia do semestre letivo anterior a matrícula. No assunto do e-mail é necessário indicar "Solicitação de matrícula em TCC I"

Para a matrícula no Trabalho de Conclusão de Curso II é necessário enviar um e-mail para graduacao@inbio.ufu.br com o nome completo, nº de matrícula e orientador. No assunto do e-mail é necessário indicar "Solicitação de matrícula em TCC II".

Obs: não existe mais TCC III, se aluno é do currículo antigo a aprovação em TCC II dará aprovação automática em TCC III.

DEFESA

Para marcar a defesa do TCC II, o discente deverá enviar o "Formulário de Agendamento de Defesa" para o e-mail graduacao@inbio.ufu.br no mínimo 15 dias antes da data da defesa. As defesas serão realizadas no final de cada semestre e as datas serão definidas pelo Colegiado.

A reserva do auditório deverá ser feita pelo orientador na página www.servicos.ufu.br, ao abrir o chamado deverá escolher a opção "reserva de espaço físico" e "reserva de auditório". Antes de fazer a solicitação verificar a disponibilidade do auditório no site www.prefe.ufu.br/espacos-fisicos/campus-umuarama. É necessário aguardar a efetivação da reserva para que seja enviado o Formulário de Agendamento de Defesa à coordenação.

CONCLUSÃO DA DISCIPLINA

Após a defesa o discente deverá submeter o TCC no Repositório Institucional até o último dia letivo do semestre corrente.
O orientador deverá validar o TCC até o último dia de lançamento de notas do semestre letivo corrente.