Centro de Documentação e Memória do Curso de Ciências Biológicas

CEDOC
Publicado: 24/05/2019 - 09:16
Última modificação: 03/05/2021 - 18:41

A formação local de professoras/es de Biologia iniciou-se com o curso de Ciências – Licenciatura Curta em 1970, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia, Minas Gerais. A criação e autorização de funcionamento do curso ocorreu na reunião de 09 de novembro de 1970 do Conselho Universitário da também recém-criada Universidade de Uberlândia.

Da criação aos dias atuais, as graduações em Ciências Biológicas da UFU têm obtido reconhecimentos científicos e sociais com fartos registros na mídia e nas avaliações externas, além de ter produzido e acumulado um grande número de registros que testemunham e indicam os caminhos trilhados, o que tem auxiliado no conhecimento e reavaliação da política e gestão dos cursos.

O acervo foi iniciado com o material doado pela Coordenação do curso e o o Centro de Documentação e Memória do curso de graduação em Ciências Biológicas (CEDOC-Biologia) tem por meta acolher os doados pela comunidade universitária.

O acervo reunido ao longo dos seus cinquenta anos de história, documentos únicos por natureza por serem expressão material da atuação cotidiana das pessoas que compõem e compuseram os cursos nos diferentes campos e áreas, se tornou objeto de um repensar por parte da Coordenação do curso e da Direção do Instituto de Biologia (INBIO/UFU) sendo o CEDOC-Biologia um importante parceiro neste processo tanto pela memória acervada quanto pelos estudos realizados e divulgados abaixo.

Projeto Pedagógico do curso

Dentre os estudos realizados temos aqueles solicitados pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) para subsidiar o texto do 'Acompanhamento de Egressos' do projeto pedagógico da Versão curricular 2018-2: bacharelado (p. 91) e licenciatura (p. 113).

O CEDOC-Biologia, por demanda da Coordenação do curso de Ciências Biológicas, também auxiliou na elaboração do projeto pedagógico de 2012 com a identificação de perfil discente: egresso (p. 137) e ingressante (p. 151).

Egresso

O acompanhamento do desempenho profissional de egressos é um caminho que possibilita a permanente avaliação da formação do biólogo. O CEDOC-Biologia tem um formulário, em fluxo contínuo, que auxilia na tarefa. Se vc é egresso de um dos nossos cursos acesse e responda.

Técnico de Assuntos Educacionais: Gilvane Gonçalves Corrêa