Projeto Pedagógico - Bacharelado

Publicado: 09/05/2019 - 14:28
Última modificação: 30/09/2020 - 14:06
Versão Curricular 2018-2

A aprovação do Projeto Pedagógico da Graduação Bacharelado ocorreu em dezenove de julho de 2018 e está disponível no Sistema Eletônico de Informações (SEI) - Projeto Político Pedagógico - Bacharelado Ciências Biológicas (Processo 23117.036156/2018-54). Nesta versão a formação do Biólogo por nossas graduações é feita com a contribuição de treze (13) Unidades Acadêmicas (UA's): Faculdade de Computação; Faculdade de Direito; Faculdade de Educação; Faculdade de Engenharia Química; Faculdade de Matemática; Instituto de Biologia; Instituto de Biotecnologia; Instituto de Ciências Biomédicas; Instituto de Física; Instituto de Geografia; Instituto de Letras e Linguística; Instituto de Psicologia; Instituto de Química. São nove (09) as UA's que ofertam disciplinas obrigatórias: Faculdade de Educação; Faculdade de Matemática; Instituto de Biologia; Instituto de Biotecnologia; Instituto de Ciências Biomédicas; Instituto de Física; Instituto de Geografia; Instituto de Psicologia; Instituto de Química.

A primeira oferta dos componentes curriculares da Versão Curicular 2018-2 iniciou no segundo semestre de 2018 e o término da implementação desta Versão dar-se-a em 2022-1.

Versão Curricular 2016-1

O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas nos Graus Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Uberlândia, implementado no primeiro semestre de 2013, em observância aos Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado. Da ampliação da carga horária de disciplinas optativas e de atividades complementares da graduação Bacharelado em Ciências Biológicas decorreu esta Versão Curricular 2016-1.

Versão Curricular 2006-1

A graduação Bacharelado visa a formação de profissionais aptos a atuarem como biólogos e pesquisadores nas diversas áreas das Ciências Biológicas, desenvolvendo projetos de pesquisa e atividades de consultoria, assessoria e análises laboratoriais e ambientais. A Matriz Curricular do Bacharelado engloba disciplinas do Núcleo de Formação

Específica. O Estágio do Bacharelado é subdividido em Iniciação à Pesquisa 1 e Iniciação à Pesquisa 2, e devem ser realizados nos últimos períodos do curso. Na Iniciação à Pesquisa 1, o aluno elabora um projeto de pesquisa, e na Iniciação à Pesquisa 2, desenvolve esse projeto, o que culmina na elaboração da monografia, que deve ser apresentada a uma banca examinadora e defendida publicamente.

Projeto Pedagógico do Curso - versão 2006-1