Projeto Pedagógico - Licenciatura

Publicado: 09/05/2019 - 14:27
Última modificação: 01/10/2020 - 12:49
Versão Curricular 2018-2

A aprovação do Projeto Pedagógico da Graduação Licenciatura ocorreu em dezenove de julho de 2018 e está disponível no Sistema Eletônico de Informações (SEI) - Projeto Político Pedagógico - Licenciatura Ciências Biológicas (Processo 23117.036157/2018-07). Nesta versão a formação do Biólogo por nossas graduações é feita com a contribuição de treze (13) Unidades Acadêmicas (UA's): Faculdade de Computação; Faculdade de Direito; Faculdade de Educação; Faculdade de Engenharia Química; Faculdade de Matemática; Instituto de Biologia; Instituto de Biotecnologia; Instituto de Ciências Biomédicas; Instituto de Física; Instituto de Geografia; Instituto de Letras e Linguística; Instituto de Psicologia; Instituto de Química. São nove (09) as UA's que ofertam disciplinas obrigatórias: Faculdade de Educação; Faculdade de Matemática; Instituto de Biologia; Instituto de Biotecnologia; Instituto de Ciências Biomédicas; Instituto de Física; Instituto de Geografia; Instituto de Psicologia; Instituto de Química.

A primeira oferta dos componentes curriculares da Versão Curicular 2018-2 iniciou no segundo semestre de 2018, para o Noturno e para o Integral. O término da implementação desta Versão dar-se-a em 2022-1, no Turno Integral, e 2023-1, no Turno Noturno.

Versão Curricular 2013-1

O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas nos Graus Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Uberlândia, implantado no primeiro semestre de 2013, em observância às exigências do Conselho Nacional de Educação, dispostas nas resoluções, CNE/CP 1 de 18/02/2002 e CNE/CP2 de 19/02/2002 e respectivos Pareceres, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (CNE/CES 7 de 11/03/2002 e respectivos Pareceres) e nos Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura. Esta Versão Curricular admitiu ingresso de aluno até primeiro semestre de 2018. As primeiras discussões para sua estruturação foram iniciadas em 2010 com a finalidade de promover estudos sobre a formação do biólogo e construir o projeto pedagógico do Curso.

Versões Curriculares 2006-1 e 2009-1

A graduação Licenciatura visa a formação de profissionais aptos a atuarem como biólogos e pesquisadores nas diversas áreas das Ciências Biológicas e na docência no Ensino Fundamental e Médio, como professores de Ciências e Biologia. Somente o Licenciado pode exercer a atividade docente nesses níveis de ensino, e para tanto, a Matriz Curricular da Licenciatura engloba disciplinas do Núcleo de Formação Específica e do Núcleo Pedagógico, no sentido de formar um biólogo com amplas noções sobre Ensino de Ciências e Biologia em espaços formais e não formais de Educação.

A graduação Licenciatura oferecida no período noturno é idêntica a oferecida no período integral, no entanto, a Matriz Curricular da Licenciatura Noturno tem pequenas variações em relação aos períodos nos quais as disciplinas são oferecidas.

As Disciplinas Optativas da Licenciatura buscam complementar a formação pedagógica e são oferecidas semestralmente, de acordo com a disponibilidade dos docentes do curso.

O Estágio da Licenciatura é subdividido em Introdução ao Estágio (5o período), Estágio 1 (7o período) e Estágio 2 (8o período). Ao final desse processo, o aluno deverá elaborar e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que reúne as percepções e vivências ao longo das disciplinas de Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPEs) e Estágios.

Projeto Pedagógico do Curso - versão 2006-1

Projeto Pedagógico do Curso - versão 2009-1