Extensão

by Portal INBIO
Published: 20/02/2019 - 00:00
Last modification: 23/06/2022 - 14:10

 

A extensão universitária se caracteriza como um processo acadêmico que está vinculado de forma indissociável com as atividades de ensino e de pesquisa. A extensão busca promover uma interação transformadora entre a Universidade e o restante das esferas sociais através de produção, da aplicação e compartilhando conhecimento.
As atividades e ações de extensão, necessariamente, envolvem a comunidade externa à UFU, coordenada por docente ou técnico, tendo o estudante como protagonista na execução da ação. Tais ações podem se enquadrar nas seguintes modalidades:
•             Programa;
•             Projeto;
•             Curso/Oficina;
•             Evento;
•             Prestação de Serviço.
Visto a importância da extensão, a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia é estabelecida pela Resolução Nº 25/2019 do Conselho Universitário que aborda desde como a extensão é organizada, quais as suas modalidades, seus princípios e objetivos, até como as ações são propostas, certificadas e avaliadas.
Dentro de cada Unidade, a extensão deve ser organizada de modo a garantir a articulação entre extensão, ensino e pesquisa, além da troca de saberes entre a Universidade e os demais setores da sociedade. A Resolução Nº 5/2020 do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis orienta a elaboração do Plano de Extensão da Unidade (PEX) nas Unidades Acadêmicas e Unidades Especiais de Ensino. Assim, o PEX é o documento oficial que exprime o planejamento da extensão, suas estratégias e metas para que haja a consolidação da extensão na Universidade. 
Articuladas com o PEX, a operacionalização das Atividades Curriculares de Extensão – ACE nos Projetos Pedagógicos dos Cursos é regulamentada pela Resolução Nº 39/2022. As ACEs são um tipo de componente curricular que busca então aproximar os estudantes com a comunidade externa e viabilizar desse modo, a extensão na instituição e na unidade como previsto no PEX.